Todas as Publicações do Distrito

Agro Cidadão permite ao agricultor contribuir com os programas humanitários do Rotary

Proprietário do Sítio Santa Rita II, em Fênix, o agricultor Edvaldo Duarte de Aquino, 60 anos, contribui com a ABTRF – Associação Brasileira da The Rotary Foundation como Agro através do Programa Agro Cidadão. Nosso Programa Agro Cidadão é uma iniciativa que direciona os investimentos em responsabilidade social dos produtores rurais para projetos humanitários que beneficiam comunidades em todo o Brasil. A contribuição pode ser única, no valor equivalente a 1 mil dólares rotários ou em até 12 parcelas, conforme a taxa do dólar rotário vigente no momento da emissão do boleto. Segundo o agricultor, desde 2020 ele colabora com o Programa Agro Cidadão, pois os investimentos em projetos do Rotary ajudam a melhorar a qualidade de vida de outras pessoas. “Sempre morei no sítio, atualmente trabalho com soja e milho. Como se diz, no agronegócio nossa empresa é a céu aberto, somos responsáveis por uma grande porcentagem da produção de alimentos no mundo. É com muita satisfação ter condições de ajudar a mudar a vida de muitas pessoas’, fala Edvaldo.

Chairman do Interact integrará comissão da MDIO Interact Brasil

Ronaldo Santana, do Rotary Club de Mandaguari-Família e chairman do Interact do Distrito 4630 fará parte da Comissão de Proteção ao Jovem no Projeto Alerta Vermelho neste ano rotário 24-25 da MDIO Interact Brasil. Esta Comissão é formada por interactianos, rotaractianos e rotarianos que apresentam excelência no trabalho com a juventude e adesão aos valores e objetivos do Rotary International. Ronaldo participou de um processo seletivo com outros conselheiros até receber o convite para integrar a Comissão. “Fiquei muito feliz e honrado por representar nosso Distrito, agora é trabalhar bastante para que tudo ocorra bem e essa rede de proteção aos jovens se fortaleça para que eles sintam segurança em fazer parte da família rotária”, fala Ronaldo. Ele está no Rotary desde 2019, foi presidente do Rotary Club de Mandaguari-Família em 20-21 e ajudou a fundar o Interact em sua cidade. “Trouxemos o Rotaract de volta ao nosso clube e no início de 2022 fundamos o Rotakids”. Ele faz parte da Comissão de Serviços à Juventude como chair de Interact desde 23-24. Responsável pela Engenharia de Processos da Planti Center, é também professor. “Hoje não dou aula, mas foram 7 anos em sala com jovens e adultos. A gente sempre escuta que para permanecer em Rotary temos que encontrar nossa missão, o que nos move dentro da instituição e quando eu conheci os programas da juventude encontrei a minha e me apaixonei ainda mais pelo Rotary”, destaca Ronaldo.   Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

CODIRC celebra a Juventude com palestra “Ninguém Ama Aquilo que não conhece”

A CODIRC (Conferência Distrital de Rotaract Clubs) teve como tema “A chave da Felicidade” e foi realizada nos dias 06 e 07 de julho, no Colégio Estadual Presidente Kennedy, em Maringá. A programação teve como palestra de abertura “Ninguém ama aquilo que não conhece”, com o governador 07-08 do Distrito 4630 Amaury Couto, que falou sobre a sensação de pertencimento em Rotary, compartilhando suas experiências sobre a importância do conhecimento e da paixão em nossas jornadas pessoal, profissional e rotária. O evento teve o Concurso de Oratória e de Projetos, além dos momentos Talks, onde abordaram os projetos de impacto realizados pelos Rotary, tais como apresentação do Programa Mobilidade para Todos, Escola de Liderança e Empoderamento de Meninas Sirmey Amaral e Arrecadações para o Rio Grande do Sul.  “A CODIRC ficará para sempre lembrada. A conclusão de um ano rotário sempre é especial, mas a conclusão do ano como RDR (Representante Distrital de Rotaract) é a realização de um sonho. Foi um ano em que passamos por diversas turbulências, mas o Distrito se manteve forte. Dar posse ao Eduardo como RDR 24-25 foi especial, pois a transição de um ano para o outro foi leve e tranquila. Obrigado Distrito 4630 por todo apoio e pela confiança”, destaca o RDR 23-24 Paulo Vitor Morais. Otavio Amaral Avanci, participante do Georgia Rotary Student Program (GRSP), esteve na CODIRC e falou sobre o evento e suas expectativas para estar em uma universidade americana na Georgia, no próximo ano rotário 2025-26. “Na visão de um participante do GRSP, na CODIRC pude observar e entender o Rotaract, suas divisões, cargos etc. Por não participar de nenhum clube, vi o evento também como uma oportunidade de ingressar em algum. Vale ressaltar a palestra do governador 07-08 Amaury Couto, na qual ouvi conselhos sobre não ter medo do futuro e sobre fazer e tentar o agora, que para mim, encaixa-se totalmente para jovens que querem realizar programas de bolsas como o GRSP. A apresentação dos projetos no momento ‘Talks’ como a ‘Escola de Liderança e Empoderamento de Meninas - Sirmey Amaral’ e ‘Mobilidade para todos’ mostram o quão longe o Rotary pode mudar vidas.”    Larissa Nakao - Comunicação Corporativa

Sítio Monte Sião é Agro Cidadão, parceiro do Rotary Club de Juranda.

Localizado em Juranda, na BR 369, Km 413, o Sítio Monte Sião, de Ligia Lilian Perri Ganacin, é Agro Cidadão do Rotary Club de Juranda. De acordo com Ligia, a propriedade está na família há 41 anos. Ela conta com a ajuda do filho na produção de grãos, principal foco do Sitio Monte Sião.                                "Investimos em novas tecnologias com variedades mais resistentes para diminuir aplicações de agroquímicos, 100% da pulverização é feita com drone tendo redução no uso de água em 80% e aumento da produção em até 10% pelo não amassamento e compactação do solo, nas lavouras de soja e milho”, explica. Ligia faz parte da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP. “Com o trabalho de envolver a mulher dentro dos Sindicatos Rurais para fortalecimento da família no agro paranaense, ser uma empresa Agro Cidadã é a oportunidade de somar forças com voluntários do bem para fazer um mundo melhor”, destaca.

A importância do planejamento na Organização de eventos como o Instituto Rotary Brasil

Para garantir o sucesso e o impacto positivo de qualquer evento, uma organização antecipada é essencial para garantir que todos os aspectos pensados sejam planejados e executados, a fim de atender as expectativas dos participantes. Conseguir parcerias e apoiadores é um desses processos, pois com tempo suficiente é possível realizar um marketing eficaz e maximizar a visibilidade de um evento como o Instituto Rotary Brasil 2025, que será em Maringá, de 04 a 07 de setembro do ano que vem. No último dia 05 de julho, o chairman do Instituto Rotary Maringá, Claudiney Rocco, acompanhado de representantes do Distrito 4630, se reuniu com o Secretário de Turismo do Paraná e Deputado Estadual Márcio Nunes, no Hotel Thomasi, para alinhar o apoio do governo do Estado na divulgação do Instituto Rotary Brasil 2025. Este evento representa uma oportunidade para promover não apenas o Rotary e suas iniciativas, mas também a própria cidade e o estado como destinos turísticos e centros de intercâmbio cultural e profissional. A parceria com o governo estadual fortalecerá a divulgação do evento, ampliando seu alcance e atraindo um público diversificado, tanto nacional quanto internacional. O suporte institucional proporcionará uma experiência positiva para os participantes e, consequentemente, fortalecendo a imagem de Maringá e do Paraná como locais ideais para a realização de eventos de relevância global.

Empresa Cidadã Grygor: Engenharia e Soluções Empresariais

Localizada em Campo Mourão, a Grygor oferece soluções para empresas, em equipamentos e serviços especializados de automação, elétrica, instrumentação, eletromecânica, eficiência energética, entre outros, priorizando a tecnologia e o melhor custo-benefício para os clientes. Originalmente fundada no litoral norte de São Paulo, a Grygor iniciou suas atividades em Campo Mourão em abril de 2022, após os proprietários se mudarem para o Paraná. De acordo com a empresária Magda Galonetti, responsável pelas áreas comercial e financeira da Grygor, assim que ela e o esposo Gilberto Branco chegaram à cidade, procuram se informar sobre a existência de algum Rotary Club em Campo Mourão. “Não fizemos parte quando moramos na Praia Grande, mas tínhamos conhecimento dos trabalhos do Rotary. Soubemos do Rotary Club de Campo Mourão-Fomento e decidimos nos tornar rotarianos. Fomos empossados em novembro de 2022”, fala Magda. Segundo ela, contribuir com a ABTRF (Associação Brasileira da The Rotary Foundation) foi uma forma de ajudar a Fundação Rotária a ter mais recursos para realizar projetos. “Não apenas financeiramente ajudamos, como também como voluntários, através do nosso conhecimento. Como rotariano, meu marido, por exemplo, deu os treinamentos para os refugiados que participaram do projeto de subsídio distrital desenvolvido em parceria com a Cáritas de Campo Mourão”, fala Magda. Ela explica que quanto mais recursos, maior a capacidade de impactar a vida de outras pessoas, por isso a contribuição como Empresa Cidadã é uma forma também de ajudar o seu clube a realizar projetos. “Um grande exemplo recente é a mobilização que todos estamos fazendo pelo Rio Grande do Sul e o trabalho do Rotary tem sido muito significativo”, diz a empresária. A Grygor também oferece treinamentos e realiza montagens elétricas. Toda a parte técnica é gerenciada pelo engenheiro e esposo de Magda, Gilberto Branco.      

Localizar site dos clubes